Uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam iniciar o seu trabalho de limpeza de piscinas ou até mesmo para aquelas que pretendem fazer isso em casa, é qual a diferença e quando usar o cloro líquido ou o cloro granulado.
Apesar de ser um produto químico muito famoso, quando não utilizado por pessoas que já estão acostumadas com o ramo, o cloro pode ser um pouco complicado e, até mesmo, perigoso. Por isso, desenvolvemos esse artigo para te ajudar a entender como manusear os dois tipos do produto de forma correta e, principalmente, segura.
Primeiramente, é importante que você tenha em mente que nenhum dos dois produtos é verdadeiramente cloro puro. Isso porque seria extremamente perigoso e complicado de se manusear e realizar a limpeza da piscina.
Mas como escolher qual utilizar?Uma das primeiras coisas que você deve avaliar é a facilidade de absorção do produto.
Enquanto o cloro líquido se dissolve com facilidade na água, o granulado costuma “derreter”. Porém, como nem tudo é fácil, você precisa entender que a opção líquida corre mais risco de evaporação, enquanto a sólida é mais complicada de diluir, precisando ser feito esse processo separadamente, para apenas depois, misturar com a água da piscina.
Mas a verdade é que escolher qual usar é uma decisão que depende exclusivamente do profissional, pois ambos possuem suas vantagens e desvantagens dependendo do serviço.
Por ser mais fácil de manusear e armazenar, o cloro granulado é utilizado preferencialmente por profissionais que costumam se locomover para fazer o atendimento de limpeza das piscinas à domicílio, já que ele rende mais.
Já o cloro liquido é muito utilizado visando economia, pois costuma vir em grande quantidade, sendo um ótimo aliado para quem é dono de clubes ou condomínios.
Na verdade, o resultado de ambos os produtos é o mesmo: a purificação da água.
Mas atenção!Independente de qual for a sua decisão, lembre-se sempre que para fazer o tratamento de cloro é necessário utilizar os equipamentos corretos: máscara, luvas e óculos de segurança!
Também evite contato direto com a pele e inalar por muito tempo o cheiro forte dos produtos.
Em caso de acidente, procure um médico de confiança imediatamente.
Para mais dicas e informações sobre os produtos, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.