Algicidas – Saiba o que é e como atuam na manutenção da água

Se você já esteve ao lado de alguma piscina que ficou por muito tempo sem utilização, com certeza já viu aquela água esverdeada, que deixa até o piso e as bordas escorregadias e cheira como rio, certo?

Esse fenômeno acontece por conta da proliferação de algas, ou fungos, na área da piscina e pode ser facilmente resolvido com a ajuda de um algicida.

No artigo de hoje, iremos falar mais sobre esse assunto e te ajudar a compreender a total importância deste produto.

O que é um algicida?

O algicida é um produto químico composto à base de íons de cobre quelados, mas também pode ser produzido por meio de sais de ferro, hipoclorito de sódio, cálcio, entre outros.

Ele é utilizado para eliminar ou prevenir o surgimento de algas na água, evitando que ela se torne esverdeada e fique com aquele aspecto escorregadio, do qual falamos anteriormente.

No mercado, você poderá encontrar dois tipos de algicidas: o de choque e o de manutenção.

Algicida de Choque

Algicida de Choque

O algicida de choque é utilizado para tratar águas que já estão afetadas pela presença de algas, dessa forma, o tratamento será mais eficaz e, após algum tempo, terá uma água limpinha e livre desses organismos.

Como utilizar:

  1. Com uma escova própria para piscina e o cabo telescópio em mãos, escove o fundo e as laterais da piscina, se desfazendo de toda a sujeira e resquícios de algas, que estiverem presas à estrutura.

  2. Em um balde, dilua 10ml de algicida de choque para cada 1.000 litros de água. Ligue a bomba e coloque o filtro da piscina no modo recircular, jogando o produto por toda a água da piscina de forma homogênea.

  3. Mantenha desta forma por 2 horas e deixe a água em repouso por cerca de 6 a 12 horas. Nesse período, as algas mortas irão para o fundo da piscina.

  4. Para terminar a limpeza, para aspirar o local com o filtro na função drenar.

Algicida de Manutenção

Algicida de Manutenção

Este produto é indicado para piscinas que não possuem algas em seu interior ou que passaram por uma limpeza recentemente, para mantê-la assim. Ele é responsável por evitar que as algas nasçam e se proliferem na água.

Como utilizar:

  1. Em um balde com água, dilua 5ml de algicida de manutenção, para cada 1000 litros de água da piscina.

  2. Jogue a mistura de forma uniforme por toda à extensão da piscina.

  3. Ligue a bomba e coloque o filtro na função recircular. Deixe assim por 1 hora e desligue a bomba para finalizar.

Cuidado!

Cuidados Essenciais

Mesmo sendo um químico de uso comum, é necessário que, ao manuseá-lo, você tome os cuidados necessários para evitar acidentes ou contaminação, por isso, fique atento aos seguintes tópicos:

  • Não utilize algicida e cloro em conjunto, caso o algicida seja feito à base de cobre.
  • A dosagem ideal do algicida pode variar, de acordo com o fabricante, por isso sempre leia as informações de uso da embalagem.
  • Não utilize o algicida sem diluí-lo na água.
  • Evite contato direto com a pele, olhos e boca.
  • Mantenha o produto sempre na embalagem original.
  • Mantenha o produto longe de crianças e animais de estimação.

Agora que você já sabe para o que serve o produto e como manuseá-lo, esperamos que sua piscina fique sempre limpa com a ajuda de um algicida de qualidade!

Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog.