A Floculação é uma das primeiras etapas do tratamento de água.
Ela consiste em um processo químico e físico, onde pequenas partículas são agregadas, formando flóculos que carregam a sujeira. Isso acontece por meio da adição de substâncias coagulantes à água.
No Brasil, o coagulante mais utilizado é o Sulfato de Alumínio, porém existem diversos outros produtos que podem ser adicionados à água para realizar, com eficiência, a floculação.
E no nosso texto de hoje, iremos apresentar e falar um pouquinho mais sobre eles. Vamos lá!
Sulfato de Alumínio
O Sulfato de Alumínio é um sal obtido pela reação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de alumínio. Ele possui baixa toxidade, porém quando encontrando em forma de pó, pode causar irritação nas membranas mucosas do trato respiratório e nos olhos.
Quando em contato com a pele, pode causar ressecado e dermatites leves, por isso, ainda que ele seja um químico não muito toxico, é de extrema importância que seja manuseado apenas com os equipamentos de segurança recomendados.
Cloreto Férrico
O Cloreto Férrico é um composto químico de escada industrial.
Quando dissolvido em água, ele toma uma cor castanha, tornando-se ácido e extremamente corrosivo, por isso não deve ser manuseado sem os equipamentos de segurança adequados.
Quando usado como coagulante, ele desestabiliza as partículas de impurezas e sólidos encontrados na água e faz com que elas se aglutinem, aderindo aos flocos para a limpeza de rios, lagos, represas, entre outros.
Ele é raramente encontrado em seu estado natural, que é gasoso, e apenas comercializado no estado líquido.
Policloreto de Alumínio
O Policloreto de Alumínio é um polímero inorgânico, catiônico de baixo PM. Possui forma líquida viscosa de cor castanha à amarela clara. Ele é um composto extremamente irritante e corrosivo, sendo extremamente nocivo em caso de ingestão.
Para manuseado é importante usar os equipamentos de segurança necessários, como óculos de proteção, avental, roupa antiácido, botas, luvas e máscara com filtro de gases. Não respire o vapor produzido pelo produto!
Sulfato Ferroso
O Sulfato Ferroso é um coagulante inorgânico à base de sais de ferro, mais utilizado para o tratamento de águas turvas e alcalinas. Em alguns casos, esses sais de ferro possuem vantagens sobre os sais de alumínio, porque formam flocos mais pesados e atuam em faixas de pH mais amplas, como de 4,0 a 11,0.
Este não é um produto tóxico, mas ainda assim, é recomendado o uso de equipamentos de proteção.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!
Fontes:Mundo Educação Gota Química. Pure Water Pool Piscina