O Ácido Clorídrico está presente em diversos processos industriais e pode ser encontrado em nosso organismo.

O Ácido Clorídrico é extremamente corrosivo e tóxico quando em sua forma natural. Ele possui uma coloração amarela sendo apresentado em estado líquido.

Presente no organismo humano, ele pode ser encontrado no suco gástrico, que atua como principal responsável pela digestão de proteínas. No nosso corpo, as paredes que circulam o suco gástrico protegem o resto dos órgãos de sua ação corrosiva, porém quando exposto, inalado ou ingerido, ele é altamente nocivo à saúde, podendo até mesmo levar ao óbito.

Ele também é muito utilizado em processos industriais, como na fabricação de cloridratos, farmacêuticos, produtos de limpeza e alimentos.

PROPRIEDADES

Considerado um composto inorgânico, ele é um ácido extremamente forte e com alto potencial de ionização. Seu estado natural é líquido, com coloração amarela e é extremamente tóxico e corrosivo, devendo apenas ser manuseado com o uso adequado de equipamentos de segurança.

É um ácido solúvel em água.

Cuidados com Ácido Clorídrico

CUIDADOS

Antes de manusear esse tipo de químico, é importante que você conheça seus riscos e sintomas, para que em caso de contato acidental, um médico especializado possa ser procurado.

Quando em contato com a pele causa queimaduras e irritação.

Quando em contato com os olhos causa irritação severa e pode provocar cegueira.

Quando inalado em excesso causa irritação e ferimentos nas vias aéreas superiores.

Quando acontece ingestão provoca corrosão no sistema bocal e no trato gastrointestinal, causando vômitos, hemorragias, diarreia e problemas de circulação. Pode levar ao óbito.

Em caso de exposição contínua: Ataca as mucosas causando dermatite e conjuntivite. Pode causar sangramento nas gengivas, gastrite e sangramento nasal. Fotossensibilização também pode ser um sintoma.

Comercialiação com Ácido Clorídrico

APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA

O ácido clorídrico, normalmente, é comercializado apenas na concentração de 37% de massa, podendo ser usado para as seguintes aplicações:

  • Produtos de Limpeza: Utilizado para produtos de limpeza das áreas de construção civil, domésticas e de ferramentas e maquinários. Pode também ser comercializado com o nome de “ácido muriático”.
  • Produtos farmacêuticos: É utilizado para a produção de cloridratos solúveis que estão presentes em medicamentos para o tratamento de febre tifoide e varíola, por exemplo.
  • Processamento de alimentos: É utilizado para promover o equilíbrio do pH de alguns alimentos ou na produção de hidrólise de amido e proteínas, por exemplo.
  • Decapagem de Metais: Por ser altamente corrosivo, o ácido clorídrico é usado para fazer a limpeza de diversos tipos de metais antes de serem processados, removendo ferrugem e outras impurezas da superfície.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais.

Fonte: Brasil escola.