A floculação ou coagulação, como também pode ser chamada, é uma das principais etapas do tratamento de água onde se adiciona coagulantes químicos para a formulação de flóculos que ficam responsáveis por carregar a sujeira, tornando possível a sua remoção.

Esse é um dos primeiros processos pelo qual a água retirada de rios e represas passam para se tornarem adequadas para o consumo.

Quando a água desses locais é retirada, ela apresenta um aspecto barrento, pois diferentemente do processo de remoção de água de poços, esses locais não são limpos automaticamente pela natureza, precisando serem colocados em um processo de clarificação, que é onde usamos a floculação.

Mas como funciona esse processo?

No Brasil, o coagulante mais utilizado para o processo de floculação é o Sulfato de Alumínio. Ele é adicionado à água em conjunto com o óxido de cálcio e quando essas duas substancias se misturam, ocorre uma reação química que se transforma em uma substancia gelatinosa, a qual chamamos de hidróxido de alumínio.

O hidróxido de alumínio é uma reação química que está carregada positivamente e isso faz com que ele consiga neutralizar as impurezas carregadas negativamente que estão na água. Dessa forma, as partículas de sujeira grudam no hidróxido de alumínio e formam flóculos sólidos, completando todo o processo de floculação.

Depois disso a água está pronta para ir para a próxima etapa do tratamento, a qual chamamos de decantação.
Para mais informações sobre os produtos, entre em contato conosco.

📞 (11) 3931-1722/ 2366-6260/ 3931-7628
📱 (11) 9.9108-2229/ 9.4541-0088
📍 Rua Alagoas, 30 Recanto Silvestre (Fazendinha) - Santana de Parnaíba SP

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/floculacao